(35) 9 8892-4584

Pilates na Terceira Idade

O Processo de Envelhecimento

 

A população está vivendo cada vez mais, no mundo todo. Com isso, doenças que antes não víamos com tanta frequência, estão surgindo e acometendo este público de maneira sistêmica. Uma das consequências deste processo é o envelhecimento, inevitável mas que pode ser sinônimo de mais uma fase da vida e por que não, feliz e saudável?! Dores no corpo, dificuldades de mobilidade e até para atividades básicas do dia a dia não precisam necessariamente nos acompanhar, porque chegamos ao momento de viver a terceira idade. Há formas e comportamentos que permitem agregar mais qualidade neste processo, nesta busca por viver melhor. E isso não vale somente para as questões físicas, mas também para as questões emocionais: um sistema está ligado ao outro e os benefícios vão para ambos, também. Buscar qualidade de vida para viver mais e melhor, sem dúvidas, é o desafio deste século.

 

Pilates na Terceira Idade

A Prática

 

Criado por Joseph Pilates, o método que leva o sobrenome de seu inventor, é cada vez mais praticado por pessoas de diferentes faixas etárias, homens e mulheres. O sucesso está nos movimentos de alongamentos que utilizam o peso do próprio corpo na prática execução. Por meio de técnicas de reeducação do movimento, o objetivo é trabalhar o corpo todo, proporcionando equilíbrio muscular e mental. Acredite: quem começa a fazer, não quer mais parar, tamanhos são os benefícios do Pilates.

 

 

Pilates na Terceira Idade

Benefícios

 

O Pilates trabalha vários grupos musculares e ao mesmo tempo. Por meio da suavidade associada à continuidade, traz inúmeros benefícios, entre eles: a melhora da concentração, do fortalecimento e da estabilidade dos músculos centrais do corpo.  HYPERLINK "https://revistapilates.com.br/conquiste-uma-boa-postura-fazendo-pilates/"P HYPERLINK "https://revistapilates.com.br/conquiste-uma-boa-postura-fazendo-pilates/"ostura, alongamento e tonificação dos músculos também são beneficiados com a prática. Mas a lista não termina aqui. Podemos falar ainda de condicionamento físico e de reabilitação física também. Atividade democrática, indicada para pessoas de todas as idades e com diferentes biotipos físicos, incluindo gestantes e pessoas em diversos tratamentos de saúde. A prática de Pilates é para qualquer pessoa: não importa sua idade ou se você é praticante de alguma outra atividade física ou não, o Pilates é um dos poucos exercícios que podem beneficiar a todos. Por tudo isso, podemos afirmar que esta é uma das atividades mais recomendadas para as pessoas da terceira idade ou, por que não dizer, da melhor idade!? Tudo isso explica o sucesso da prática e o número cada vez maior de adeptos  aderindo ao Pilates.

 

 

Pilates na Terceira Idade

Vantagens para a Saúde

 

 

Como o Pilates consiste em movimentos lentos e controlados, há pouco impacto nas articulações. Isso é ótimo para quem não pode praticar atividades físicas de maior intensidade ou que demandem mais das articulações, o que é o caso de quem possui artrite, por exemplo. Além disso, o Pilates consegue atingir os músculos e tem efeitos na parte inferior das costas, no abdômen, no quadril e nos músculos pélvicos. É uma área essencial para realização de exercícios físicos, e que também precisa de fortalecimentos para tarefas diárias, também na melhor idade. O Pilates é um bom treino para o corpo inteiro. Mesmo que o foco esteja principalmente na área central do tórax, a prática de Pilates também mantém um desempenho notável no desenvolvimento do corpo inteiro. A técnica garante que nenhum músculo específico seja superdesenvolvido ou subdesenvolvido, estimulando todos de forma equilibrada. Tem ainda a melhora para a dor nas costas, muito comum nesta fase da vida. É claro que nem sempre é possível garantir que a dor nas costas será solucionada apenas com a prática de Pilates, entretanto, em muitos casos pode proporcionar uma melhora considerável ao longo do tempo e com a frequência dos exercícios. E por falar em melhora, vale citar a melhora da postura. A má postura surge como decorrência de maus hábitos, como curvar-se na mesa e cadeira, o que pode causar além de dor nas costas, dor no pescoço e na região lombar. Estes hábitos ruins resultam em desenvolvimento muscular assimétrico, o que faz com que alguns músculos fiquem mais fracos do que outros. O Pilates pode colaborar no fortalecimento dos músculos pouco desenvolvidos e também ajudar a manter uma postura mais alinhada e menos prejudicial à saúde. Na prática de Pilates existem diversos exercícios que possuem efeito similar aos dos exercícios de Kegel, que são aplicados para fortalecer os músculos do assoalho pélvico, que ajudam a dar suporte ao útero, a bexiga, ao intestino delgado e ao reto. O fortalecimento dos músculos também ajuda a aumentar o prazer durante as relações sexuais e a evitar a flacidez decorrente da idade. Além de tudo isso, o Pilates ajuda ainda a melhorar a circulação, o que por sua vez pode estimular o crescimento celular, o melhor funcionamento de órgãos e proporcionar uma pele mais saudável e jovem. Outro ponto a ser destacado: o foco na respiração e na postura adequada, requeridas pelos exercícios se traduz na vida cotidiana à medida em que a pessoa se torna mais consciente dos seus movimentos. Isso pode ser observado em atividades rotineiras como ao sentar no sofá ou ao pegar itens mais pesados. O Pilates também ajuda a desenvolver maior simetria e coordenação. Tudo isso tende a acontecer naturalmente com o tempo e com a prática contínua. É um processo gradual e construído dia a dia.

 

 

Pilates na Terceira Idade

Pontos Importantes

 

O Pilates tem resultados comprovados também para a Melhor Idade, porque suas técnicas permitem contribuir essencialmente para promover uma melhor postura, atribuir uma marcha mais equilibrada, agregar mais autoestima, evitar a depressão e até mesmo o sentimento de incapacidade que tanto aflige os idosos. O Pilates também permite com que o paciente idoso consiga manter uma maior qualidade de vida, levando em consideração suas limitações que podem ser de acordo com a idade ou com uma patologia específica. É inegável e vale salientar que a prática de exercícios físicos pode contribuir, e muito, para elevar consideravelmente a aptidão física do idoso, bem como de suas funções essenciais. O Pilates permite reduzir tanto a fragilidade como também a vulnerabilidade que são provocadas devido a inatividade, atuando até mesmo em mudanças biológicas que são acarretadas pelo processo natural, próprio do envelhecimento. Com mais equilíbrio, postura e tonicidade, o Pilates também pode contribuir para evitar aqueles clássicos casos de quedas e acidentes, bastante recorrentes na vida dos idosos e que podem deixar sequelas irreversíveis. Sempre bom evitar! Vale ainda destacar que o Pilates ajuda potencialmente no controle de doenças consideradas crônicas, fazendo com que o idoso se sinta ainda mais motivado a manter uma qualidade de vida superior, a se manter ativo, para uma vida saudável e sem dores.

 

 

Pilates na Terceira Idade

Tome Nota

 

 

           Eleva a força muscular;

           Aprimora a flexibilidade;

           Melhora o equilíbrio;

           Traz mais qualidade de vida;

           Exercita a coordenação motora;

           Previne o risco de quedas;

           Evita complicações respiratórias;

           Atua contra complicações cardiovasculares;

           Permite maior independência funcional.

 

Viu só quantos pontos positivos o Pilates ajuda a trabalhar no organismo? Muitos, né!? O processo tem como foco ajudar o idoso para que ele consiga realizar suas atividades diárias com maior autonomia, sempre respeitando seus limites e capacidades! É muito importante uma avaliação individualizada, para a busca do melhor atendimento para cada paciente. Ainda falando da Melhor Idade, temos a Fisioterapia Geriátrica que também pode ser aplicada como grande aliada, contribuindo para o bem-estar e para a prevenção de doenças, gerando, consequentemente, melhor qualidade de vida, mais saúde.

 

Pilates na Terceira Idade

Aula de Pilates em Poços de Caldas é na Physical!

 

 

Para que o Pilates possa de fato proporcionar todos esses benefícios é preciso contar com um profissional capacitado e experiente. A Clínica Physicaloferece tudo isso. Em Poços de Caldas, conta com uma estrutura única, preparada para a prática dos mais modernos métodos e com uma equipe pronta para acolher e oferecer o melhor para você. Conte com a gente para ter um físico mais saudável. A Physical é uma clínica com duas décadas de existência, que tem em suas instalações equipamentos de ponta para atender as mais diversas especialidades e conta com uma equipe altamente qualificada, sendo referência na área de atuação. Dedicada ao atendimento de excelência em fisioterapia, Reeducação Postural Global, Estética, Pilates e Acupuntura através de uma metodologia inovadora que une valores humanos, tecnologia e conhecimento. Antes de qualquer procedimento, é realizada uma detalhada avaliação a fim de verificar qual será o protocolo de atendimento a ser seguido, o que possibilita que desde crianças até idosos sejam cuidados com segurança e obtenham sucesso no tratamento. A Physical é um espaço da saúde que tem como objetivo a realização de atendimentos personalizados utilizando uma vasta experiência profissional, infraestrutura moderna e altamente adaptada às necessidades dos pacientes. Venha conhecer nosso estúdio de Pilates, nossos aparelhos de Pilates e nossa equipe. Entre em contato conosco e se surpreenda com os benefícios do Pilates.

 



Serviço:

Physical

Localização: Rua Pará, 77 - Salas 23 e 24, Centro – Poços de Caldas (MG)

Telefone: (35) 3722-2518 (35)98892-4584  WhatsApp

Site: clinicaphysical.com.br

E-mail: contato@clinicaphysical.com.br

Blog: https://clinicaphysical.com.br/blog/

 

 

 

Veja Também

Nosso blog está repleto de artigos para mantê-lo bem informado!

Estética Íntima – inúmeras possibilidades

08.10.2019

Tratamento Facial – Tecnologia e Cuidado para Você se Sentir mais Feliz

08.10.2019

Tratamento de RPG

08.10.2019

Criolipólise – Tratamento com Benefícios para a Queima de Gordura

08.10.2019